quinta-feira, 28 de abril de 2011

New York Parte I

Em meio a tantas coisas acontecendo nem lembrei que deveríamos procurar pelos serviços da Super Shuttle (http://www.supershuttle.com/) – van que faz transporte do aeroporto até os hotéis de Nova York. Meu amigo logo avistou uma mulher vestindo o uniforme azul royal da van e foi fazer contato com ela. Nós pagamos pelos serviços através da internet ainda no Brasil e ao abordá-la com nossos nomes, ela já tinha tudo escrito e pediu que nos dirigissemos a rua onde havia uma van nos esperando. Achei incrível!

Entrando na Super Shuttle

Só depois descobri que o serviço do táxi valia mais a pena. Pelo preço que pagamos na shuttle, por pessoa, poderíamos ter dividido um táxi e ido diretamente ao hotel – a van nos fez passar em diversos hotéis da cidade para deixar outros passageiros.

Quanta emoção ao sair do JFK. Eu fotografava tudo que via pela frente. Até chegarmos ao nosso albergue, Broadway Hostel and Hotel, passamos por diversos locais de NYC, inclusive a Times Square. Era de dia mas já pude ver como era lindo! Estava absolutamente encantada.

Deixando o JFK

Chegamos no albergue. Sabíamos que deveríamos nos adaptar e seguir a cultura norte-americana, então lembramos da 'tip', famosa gorjeta, e contemplamos com 1 dólar cada (pouco, eu sei - mas foi nosso primeiro dia) ao bellman – senhor que nos ajudou a mover as malas da shuttle até dentro do albergue. Como estava frio!

Check in feito – reservamos o albergue através do Hostel Wolrd (http://www.hostelworld.com/) site muito bom, confiável e com parcerias em albergues e hotéis no mundo todo; não tivemos nenhum problema. O albergue não era exatamente a maravilha esperada, o elevador era bastante devagar e o local bem antigo, mas não me arrependi da escolha. Ficamos num quarto misto com duas garotas australianas.

Fachada do hotel que encontrei no site do Hostel World.

Enfim, saímos à NY. Começamos a caminhar com nosso mapa e planejamento do dia em mãos. Estava ventando muito e minha roupa não era muito adequada para a temperatura.  Caminhamos um pouco, retiramos nosso New York  Pass que também já estava comprado desde o Brasil (http://www.newyorkpass.com) e paramos para almoçar num Subway – onde estranhei, pedi pelo molho barbecue que tanto gostava e eles não sabiam o que era isso. Eu também passei trabalho pra explicar o que eu queria no meu lanche, achei mais fácil sair apontando.

Primeiros passos em NY - na Broadway

Primeiro almoço na  Subway em NY

Depois disso seguimos, passando pela Wall Street -  o bull estava completamente cheio de turistas, tive que abortar meu plano de tirar diversas fotos com ele.

Acreditem, foi a melhor foto que consegui com o touro da Wall Street.

Fiquei bem feliz no trajeto pois vi vários esquilos, adoro eles e sempre quis conhecê-los pessoalmente - era uma das atrações mais esperadas da viagem, juro! O difícil foi tirar uma foto com eles. Eis o mais próximo que cheguei:

Esquilinho lindo

Juro que ele está aí em algum lugar da foto.

Caminhamos até o New York Exchange. O clima de natal tomava conta da cidade, foi muito bom ter ido nessa época do ano, estava tudo decorado.

New York Stock Exchange

Andamos muito de metrô, o sistema da cidade é muito bom. O site deles tem mapas e valores, você já pode ir com tudo programado (http://www.mta.info/). Confesso que no início não sabíamos bem como usá-lo, pois ele apontava uma linha que ia ‘uptown’ e outra que ia a ‘downtown’, porém não sabíamos qual lado da cidade era  ‘up’ e qual era ‘down’. Depois que aprendemos ficou moleza! Mas só registrando, para todos que pedimos assistência, tanto policiais como pessoas comuns, fomos muito bem informados.

Turistando na Wall Street
                                                      Numas das estações de metrô.

Nosso próximo destino era a Brooklin Bridge. Caminhamos muuito até chegar no ponto que gostaríamos. A ponte tem uma área reservada a pedestres e outra a ciclistas – eu, como todo turista desatento, quase fui atropelada por bicicletas algumas vezes!

A chão nota-se a marcação da pista de ciclistas.

Seguindo, fomos ao Grand Central Terminal, que no momento em questão estava bastante movimentado;  pessoas correndo para todo lado com bagagens.  É uma construção muito bonita, com teto decorado e amplo hall. E lá no centro,  aquele famoso relógio.

Grand Central Terminal num busy day

Tabela de horários do terminal ao fundo

Era ótima a sensação de estar caminhando, olhar para cima e ver o Chrysler Building ou o Empire State. NY  é cheia de lojinhas bonitinhas, irresistível não fotografar algumas. Reparei também no barulho constante de sirenes, carros de bombeiros e – como nos filmes – ao abrir o sinal de pedestres uma multidão de pessoas que estão aparentemente sempre atrasadas, cruzam as ruas.

Chrysler Building com seu estilo Art Deco ao fundo

Lojinha colorida em clima natalino

Agora estávamos a procura de uma construção que poucos americanos que abordamos conheciam, o Flatiron Building. Foi difícil chegar lá. Tivemos que pedir inúmeras informações até que conhecemos uma figura engraçada. Uma senhora, muito disposta ajudar, vestindo roupas chamativas, dizia saber bem onde gostaríamos de ir. Porém ela se comportava de maneira estranha, se jogava ao atravessar as ruas e falava muito – percebemos que ela não batia muito bem das bolas! No caminho ela nos fez entrar numa lanchonete do tipo yogoberry pedindo que esperássemos ela comprar um iogurte frozen. Acredito que foi nesse momento que fugimos dela, senão foi mais a frente.

Flatiron Building

Cenário de filmes como Homem-Aranha e o antigo seriado Veronica's Closet.
 Após fotografarmos o Flatiron, já estava anoitecendo, e sentados numa espécie de praça, olhávamos atrás de nós e conseguíamos admirar o belo Empire State Building iluminado.

Observando bem vê-se parte do Empire ao fundo.

Depois partimos em direção a 5th avenue, continuarei contando no próximo post.